Como ler um aparelho medidor de pressão (esfigmomanômetro)?

Como ler um aparelho medidor de pressão (esfigmomanômetro)?
Avalie essa matéria.
2.8 (55%) 16 votos


Seu coração é uma bomba incrível. Ele funciona de forma confiável por décadas, e bombeia sangue com segurança e consistência. Nossos vasos sanguíneos são tubos que se ligam à saída da bomba e distribuem o sangue por todo o corpo. Um medidor de pressão sanguínea é simplesmente uma maneira de medir o desempenho da bomba e dos tubos.

Image result for blood pressure

Há dois números na leitura da pressão arterial: sistólica e diastólica. Por exemplo, uma leitura típica pode ser 120/80. Quando a médica/o coloca o manguito ao redor do braço e o infça, o que ela/ele está fazendo é cortar o fluxo sanguíneo com a pressão exercida pelo manguito. À medida que a pressão no manguito é liberada, o sangue começa a fluir de novo e o médico pode ouvir o fluxo no estetoscópio. O número no qual o sangue começa a fluir (120) é a medida da pressão de saída máxima do coração (leitura sistólica). O médico continua a liberar a pressão no manguito e escuta até que não haja som. Esse número (80) indica a pressão no sistema quando o coração está relaxado (leitura diastólica).

Se os números são muito altos, isso significa que o coração está tendo que trabalhar muito por conta de restrições nos tubos. Certos hormônios, como a adrenalina (que é liberada quando você está sob estresse) fazem com que certos vasos sangüíneos se contraiam, e isso aumenta a pressão arterial – se você está sob estresse constante, sua pressão arterial aumenta, e isso significa que seu coração tem que trabalhar muito. Outras coisas que podem aumentar a pressão arterial incluem depósitos de substância nas paredes dos vasos sanguíneos, que resultam em obstrução parcial ou até total (situação que apresenta sério risco de vida) e perda de elasticidade à medida que os vasos sanguíneos envelhecem.

A pressão arterial elevada pode fazer com que o coração falhe (por trabalhar demais), ou pode causar insuficiência renal (por conta de muita pressão).

Por quê monitorar sua pressão?

O monitoramento da variação de pressão é importante para que você possa entender o que seus resultados significam, para que então possa melhorá-los modificando sua dieta e estilo de vida ou buscando atendimento médico.

Os aparelhos medidores de pressão contemporâneos são fáceis de usar em casa e são excelentes aliados para quem precisa controlar sua pressão regularmente. Informe-se com profissionais qualificados de lojas especializadas sobre o aparelho medidor de pressão ideal para você.

 

Fonte: https://science.howstuffworks.com/innovation/everyday-innovations/question146.htm

 


Compre aparelho de pressão pelo melhor preço.
Entrega em todo o Brasil.
Compartilhe!