Como usar um aparelho medidor de pressão?

Como usar um aparelho medidor de pressão?
Avalie essa matéria.
5 (100%) 1 voto


Nos humanos, o manguito é normalmente colocado suave e confortavelmente em torno de um braço superior, aproximadamente na mesma altura vertical que o coração, enquanto o sujeito está sentado com o braço apoiado.

Outros locais de colocação dependem da espécie, podendo incluir a nadadeira ou a cauda.

É essencial que seja utilizado o manguito de tamanho correto no paciente. Um manguito muito pequeno mostrará resultados de pressão muito altos, ao passo que um manguito muito grande resulta em uma pressão muito baixa. Para medições clínicas, é comum medir e registrar a pressão de ambos os braços na consulta inicial para determinar se a pressão é significativamente maior em um braço do que a outra. Uma diferença de 10 mm Hg pode ser um sinal de coarctação (bloqueio) da aorta. O manguito é inflado até a artéria estar completamente oclusa.

Como funciona?

Com um aparelho manual, ouvindo com um estetoscópio na artéria braquial do braço, o examinador libera lentamente a pressão no manguito. À medida que a pressão nos punhos cai, um som de”esguicho” é ouvido (sons de Korotkoff) quando o fluxo sanguíneo se reestabelece na artéria. A pressão na qual esse som começou é registrada como pressão arterial sistólica. A pressão do manguito é liberada até que o som não possa mais ser ouvido. Isso é registrado como a pressão arterial diastólica. Em ambientes ruidosos onde a auscultação é impossível (como freqüentemente acontece na medicina de emergência), a pressão arterial sistólica pode ser lida sozinha, liberando a pressão até que um pulso seja palpado.

Os instrumentos digitais usam um manguito que pode ser colocado, dependendo do aparelho, em torno do braço, pulso ou dedo, em todos os casos, o membro deve ser elevado à mesma altura que o coração. O aparelho infla o manguito e reduz gradualmente a pressão do mesmo modo que um medidor manual e mede a pressão sanguínea pelo método oscilométrico.

Medição da pressão arterial

Ao observar o mercúrio na coluna ao liberar a pressão do ar com uma válvula de controle, pode-se ler os valores da pressão sanguínea em mm Hg. O pico de pressão nas artérias durante o ciclo cardíaco é a pressão sistólica e a pressão mais baixa (na fase de repouso do ciclo cardíaco) é a pressão diastólica. Um estetoscópio é usado no método auscultatório (de escuta). A pressão sistólica (primeira fase) é identificada com o primeiro dos sons contínuos de Korotkoff. A pressão diastólica é identificada no momento em que o som de Korotkoff desaparece (quinta fase).

A medição da pressão arterial é realizada no diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) e em muitos outros casos.

Consulte um profissional qualificado em lojas especializadas para descobrir qual tipo de aparelho medidor de pressão é mais adequado para sua necessidade.

Fonte: https://science.howstuffworks.com/innovation/everyday-innovations/question146.htm

 


Compre aparelho de pressão pelo melhor preço.
Entrega em todo o Brasil.
Compartilhe!